
Curitiba - Alaska - Curitiba 2018
Projeto de Viagem que ocorreu em 2018. Curitiba ao Alaska, e de volta à Curitiba.
RAFAEL ANDERSON DE GOUVÊA, tinha 42 anos de idade na época deste projeto. Advogado, empresário e motociclista, residente em Campo Largo no PR.
Vamos começar, contando um pouco de sua história.
Motociclista nato, sua primeira experiência foi aos 13 anos de idade com uma Honda Aero 150cc e desde então, desde então, nunca mais parou de pilotar.
Comprou sua primeira motocicleta aos 15 anos, uma Honda XLX 250cc ano 1995 com dupla carburação. Com ela viajava pelas estradas não pavimentadas do interior do Paraná onde vivia.
Em sua adolescência sonhava ser um patrulheiro rodoviário, incentivado pela série de TV “Chips” que narrava a história de dois patrulheiros e suas aventuras combatendo a criminalidade, sempre pilotando as Kawasaki 1000cc Police.
Se mudou para Curitiba em dezembro de 1995 e ingressou na Polícia Militar do PR em maio 1996 como Soldado. Em 1997 já como Cabo, concluiu em primeiro lugar o curso de motociclista policial no Batalhão de Polícia de Trânsito, recebendo sua Honda CB 450 e tornando-se batedor do Petamotran (Pelotão Tático Motociclista de Trânsito) onde permaneceu até o ano de 2000 quando, como Sargento, foi transferido para o Batalhão de Polícia Rodoviária.
Nesse período participava de toda e qualquer instrução ou curso com motocicletas, tendo adquirido experiências no motocross, cross country, rally de regularidade, enduro F.I.M, motovelocidade, pilotagem defensiva em trânsito urbano e rodoviário, pilotagem ofensiva em situações de combate policial, manobras em baixa velocidade, etc.
Sempre voltado a desafios, realizou a primeira viagem que considerou longa o bastante. Foi de bicicleta aos 15 anos de idade, percorrendo aproximadamente 250kms (Xambrê/PR – Campo Mourão/PR – Xambrê/PR) para buscar sua primeira jaqueta de couro, "prêmio" que ganharia pela façanha.
De motocicleta, sua primeira viagem programada foi em 1997 com sua Honda CBX 200 Strada (Curitiba/PR- Foz do Iguaçú/PR – Curitiba/PR) percorrendo aproximadamente 1400kms em 2 dias.
Possuiu diversas motocicletas, mas nunca deixou de lado sua ligação com a Harley-Davidson.
Seu primeiro contato com a moto que mudaria sua vida foi nos trabalhos de batedor e cursos executados com a HD Road King Police do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal.
Em 2012 finalmente adquiriu uma H-D DYNA SUPER GLIDE CUSTOM ano 2009. Três dias depois, percorreu aproximadamente 5.500 Kms em 10 dias (Curitiba - Serra do Rio do Rastro - Rota do Sol - Gramado (Museu da HARLEY) – Chuí - Punta del Este – Montevideo - Buenos Aires - Assunção - Curitiba).
Em 2013, aguardava ansiosamente o lançamento da edição comemorativa de 110 anos da Fabrica, mas o modelo pretendido (Road King 110TH) não foi disponibilizado para o Brasil.
Felizmente, em abril de 2013 o destino providenciou algo melhor: uma ROAD KING 2003 – EDIÇÃO COMEMORATIVA de 100 anos da marca ,com a placa exclusiva ANO-1903 e apenas 33 mil km.
Batizada como “MARIA”, naquela semana realizou sua primeira viagem com ela, que foi de aproximadamente 1700 kms (Curitiba/PR – Dourados/MS – Curitiba/PR) em 3 dias.
A partir disso, Rafa e sua Road King já percorreram mais de 100 mil km pela América do Sul, incluindo trechos sem pavimentação do Nordeste Brasileiro à Patagônia, chegando ao “fim do mundo” no Ushuaia.
Na data deste projeto, Rafael advogava e era proprietário do Biker's Clubhouse[1].
No Biker´s recebe com frequência pessoas de toda América do Sul, especialmente Colombianos, Chilenos, Argentinos, Paraguaios e Venezuelanos. Viajantes que se comunicam com ele através dos diversos grupos de apoio aos motociclistas, onde interagem com dicas, sugestões e suporte aos participantes. Matém contato direto pelas redes sociais.
Inserido no cenário de quem viaja e compartilha suas experiências, nesse projeto, Rafael buscou realizar seus desafios pessoais:
“Conhecer lugares onde dizem que a Harley não chega, viajando sozinho a maior distância possível, da forma mais econômica, independente do terreno, do clima ou dos riscos que possam existir.”
Seu desafio foié ir para o norte, rumo a "Última Fronteira", como é conhecido o maior e mais inóspito território Americano, o Alaska.
[1] O Biker’s Clubhouse é a casa onde vive desde 2015. Em 27 de janeiro de 2017 foi oficialmente aberto ao público como hostel com área de camping. Foi idealizado para apoiar e incentivar o motociclismo de estrada. No local é oferecido alojamentos, duchas quentes, cozinha, estacionamento seguro, sala de jogos, área comum com lareira, churrasqueiras e muito verde, além de serviços básicos de mecânica de primeiro e segundo escalão para primeiro socorros; além do “bate-papo” e instruções sobre pilotagem e segurança no trânsito que sempre acontece.
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